Monday, June 18, 2007

O FESTIVAL CREAMFIELDS E O OBSERVATÓRIO DA BELA VISTA

O Observatório da Bela Vista nasceu da necessidade de defender aquele espaço natural de grande beleza situado na Freguesia de Marvila, em Lisboa, ameaçado desde 2004 pela realização de grandes espectáculos musicais que implicam a montagem e desmontagem de palcos e outro material pesado, a interdição de acesso ao público durante vários dias e as agressões inevitáveis sobre uma estrutura natural que não foi criada para a realização de tais espectáculos. Por outro lado, as contrapartidas para a Cidade de Lisboa e para o Parque da Bela Vista expressas em protocolo, não são ainda visíveis.

Foi assim no passado com a realização dos dois Rock in Rio em 2004 e 2006.

Este ano, 2007, mais uma entidade estrangeira, a Smart Events – Produção de Espectáculos e Organização de Eventos Lda., obteve da Câmara Municipal de Lisboa, autorização para realizar no Parque da Bela Vista o Festival Creamfields que teve lugar no dia 19 de Maio. Tendo o Parque estado fechado ao público na sua quase totalidade entre 05 e 31 de Maio.

Com a criação do Observatório foi possível incluir um representante dos Cidadãos na Comissão de Acompanhamento constituída pela Câmara Municipal de Lisboa para fazer respeitar as normas do Parque e detectar quaisquer ocorrências verificadas com vista à identificação de todos os danos no Parque associados à realização daquele evento.

Como resultado das visitas ao local nos dias 18 de Maio (véspera do evento) e 1 de Junho (primeiro dia da reabertura ao público do Parque), levadas a efeito pelo representante do Observatório, acompanhado pelos restantes membros da Comissão, técnicos da Câmara Municipal de Lisboa, há a referir o seguinte:

Dia 18 de Maio.

Foi com agradável surpresa que verifiquei o bom estado do arvoredo e coberto vegetal do solo (Prado de Sequeiro) que se apresentava verde em quase toda a sua extensão, apenas com algumas zonas mais secas, e o cuidado posto na limpeza, arranjo dos caminhos e manutenção das várias estruturas permanentes do Parque (papeleiras, bancos e mesas de madeira, etc.). Sensibilizou-me também a preocupação constante manifestada pelos técnicos da CML que me acompanharam para que a montagem dos equipamentos decorresse sem danos para o Parque. Foi, portanto, positivo o balanço desta primeira visita.

Dia 1 de Junho.

A permanência durante 14 horas de cerca de 35 mil pessoas concentradas em locais reduzidos criaram algum impacto negativo, nomeadamente:

Sobre a vegetação do solo que se encontrava mais seca nos locais que foram pisados o que se podia ver por contraste com os espaços onde ficaram montadas as tendas e outras estruturas que evitaram o pisamento. No entanto, não considero grave esta situação que poderá ser rapidamente reposta com a vinda de alguma chuva.

Algumas (poucas) árvores mais jovens, junto aos caminhos apresentavam alguns ramos partidos, outros esgalhados, mas nada que colocasse em perigo a sua sobrevivência ou determinasse mal-formação durante o crescimento, necessitando sim, uma pequena intervenção de poda.

O material urbano também não sofreu muito, limitando-se os estragos a alguns recipientes de lixo partidos que serão repostos a expensas da Smart Events. Também esta empresa deixou o miradouro pintado de novo.

Tendo decorrido sem incidentes a desmontagem das estruturas do evento, considero também positivo o balanço desta segunda visita.

Conclusão:

O facto de os danos materiais sobre o Parque da Bela Vista decorrentes da realização do Festival Creamfields não terem sido graves, não altera a posição do Observatório quanto à realização de espectáculos daquela natureza que continua a considerar desajustados para zonas verdes.

Com a realização do Creamfields estamos perante um evento com a duração de apenas um dia e a presença de, no máximo, 35 mil pessoas, tudo será diferente com a realização do Rock in Rio, com a duração de cinco dias e a presença estimada de 350 mil pessoas, pelo que a posição do Observatório é frontalmente contra a realização de tais espectáculos naquele local.

Assim, deverá ser alertado o próximo executivo da Câmara Municipal de Lisboa para que, a bem da cidade, não conceda nova autorização para a realização de mega-espectáculos no Parque da Bela Vista, constituindo o Creamfields 2007 o último destes espectáculos aí realizados.

Deve ainda o Observatório continuar a acompanhar o processo, nomeadamente no que diz respeito ao Nº.8 da Cláusula Terceira do protocolo assinado entre a Smart Events e a CML (Obrigações da Smart Events para com a CML).
:
8- Proceder à realização da requalificação do parque de acordo e nos exactos termos do projecto de requalificação efectuado pela CML até ao montante de Euros 175.000,00, requalificação essa que deverá encontrar-se finalizada até 90 dias após 31 de Maio de 2007.

Não podemos terminar sem agradecer e felicitar o Sr. Vereador dos Espaços Verdes, António Prôa pela sua visão actualizada de cidadania que permitiu a participação dos cidadãos no acompanhamento de um processo que lhes diz directamente respeito.

Queremos tabém agradecer aos elementos da CML que constituem a Comissão de Acompanhamento: Dr. Paulo Garcia, Arqta. Isabel Teles e Arqto. Artur Madeira, a forma calorosa e interessada como receberam e acompanharam o representante do Observatório durante as duas visitas efectuadas e salientar o brio e a qualidade profissionais permanentemente demonstrados.


Pinto Soares

Lisboa, 14 de Junho de 2007

No comments: