Friday, March 23, 2007

Promotores de eventos no Parque da Bela Vista vão financiar a requalificação do jardim lisboeta

In Público (23/3/2007)
Inês Boaventura

«O vereador dos Espaços Verdes da Câmara Municipal de Lisboa anunciou ontem que a requalificação do Parque da Bela Vista, que inclui a instalação de um sistema de vídeo-vigilância e intervenções ao nível do coberto vegetal, da rede de rega e do mobiliário urbano, vai ser custeada pelos promotores de eventos como o festival Creamfields e o Rock in Rio, como contrapartida pela utilização do espaço.

Não "sobrecarregar" o orçamento da autarquia, concretizar "mais rapidamente" as intervenções previstas e simultaneamente "partilhar a responsabilidade da conservação dos recursos da cidade com quem os utiliza" são os objectivos desta medida preconizada por António Prôa. Também o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, defende a implementação deste "princípio do utilizador-contribuinte".

O vereador dos Espaços Verdes considerou, referindo-se à primeira edição do Rock in Rio em 2004, que "aquilo que falhou no passado" foi a autarquia ter permitido a utilização do Parque da Bela Vista "sem um plano de intervenção e uma programação".

Já em 2006, acrescentou António Prôa, a organização do evento assumiu com a Câmara Municipal de Lisboa um "compromisso não quantificado" no sentido de contribuir para a requalificação deste espaço verde com cerca de 80 hectares.

Segundo o autarca, estão neste momento a decorrer conversações com os promotores do Rock in Rio e do festival Creamfields, que se realiza em Maio, para definir os valores que serão pagos à autarquia como contrapartida pela utilização do Parque da Bela Vista. "As disposições orçamentais da câmara não são aquelas que eu gostaria", disse António Prôa, admitindo que a requalificação que vem sendo anunciada pelo menos desde Maio de 2006 terá de ser realizada à medida das possibilidades.
O vereador dos Espaços Verdes adiantou que "já foi lançado" o concurso para a nova vedação do Parque da Bela Vista, que será transparente mas permitirá a instalação de uma cortina opaca durante a realização de eventos. Quanto ao sistema de vídeo-vigilância, o autarca afirmou que a autarquia foi contactada por uma empresa de telecomunicações que se mostrou disponível para suportar a iniciativa.

Ontem, Carmona Rodrigues e António Prôa inauguraram o Parque da Bela Vista Sul, um espaço com dez hectares que fica no prolongamento da área verde já existente. O presidente sublinhou que no novo espaço, fruto de um investimento de um milhão de euros, foram plantadas "espécies de baixo consumo de água" e foi instalado um lago e uma rede de aproveitamento de águas pluviais.

O alargamento do Parque da Bela Vista a outros 12 hectares foi equacionada pela CML, mas acabou por não se concretizar devido à possibilidade de este local vir a ser escolhido pelo Governo para instalar a estação do TGV na capital. Carmona Rodrigues admitiu, aliás, preferir esta hipótese à Gare do Oriente, no Parque das Nações.
»

Boas notícias, boas notícias. Aguardemos por desenvolvimentos.

No comments: