In Público (17/5/2008)
Maria Antónia Zacarias
«Vinte escolas portuguesas serão contempladas com o equipamento que será usado no Rock in Rio
A primeira empresa portuguesa a produzir painéis fotovoltaicos, que geram energia a partir da luz solar, é alentejana e vai ser a fornecedora do elemento cenográfico do Palco Mundo do festival musical Roch in Rio. A informação foi avançada pela empresa Lobo Solar, segundo a qual os painéis já estão disponíveis e, após o espectáculo, aqueles mesmos elementos vão para um outro evento musical em Madrid, devendo ser doados posteriormente a 20 escolas portuguesas.
"Uma escola de cada distrito vai receber um painel fotovoltaico", afirmou Rui Lobo, um dos proprietários da empresa, sublinhando que a iniciativa se integra no projecto Escola Solar. No caso concreto do distrito de Évora, o estabelecimento de ensino escolhido foi a Escola Secundária de Montemor-o-Novo, embora ainda não haja data prevista para a instalação da estrutura.
Para além disso, todas as verbas geradas pela venda de energia desses painéis, que foram doados pela organização do festival e por esta empresa, vão ser entregues a instituições de solidariedade social. "Do ponto de vista social, entendemos que é uma acção responsável, visto que é a nossa quota-parte de dever para com o ambiente, e do ponto de vista de promoção da tecnologia também nos é favorável", sublinhou. Segundo as contas feitas pela organização do festival, em Lisboa é esperado um milhão de pessoas e 1,2 milhões em Madrid, para além de 100 milhões de telespectadores.
A empresa exportou no ano passado para 18 nações, produzindo em média 200 mil unidades/ano, o que corresponde a 40 a 45 Mw de energia, a Lobo Solar está igualmente voltada para Portugal. "O mercado português está a despontar", explicou Rui Lobo, salvaguardando que entretanto "há que consagrar esforços nos países onde o mercado já existe, nomeadamente na Alemanha, Estados Unidos e Espanha, que significam 70 por cento da nossa produção, seguindo-se a Itália, Grécia, Suécia e Holanda". A Lobo Solar também já "contribuiu com os seus painéis para alguns países de África e da América Latina".»
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment