Monday, September 10, 2007

Lar para crianças na Bela Vista

In Jornal de Notícias (8/12/2007)
Gina Pereira

«Um edifício abandonado e bastante degradado situado no interior do Parque da Bela Vista Sul, em Lisboa, vai ser reabilitado e transformado num centro de acolhimento temporário para crianças em risco, que deverá entrar em funcionamento em Setembro do próximo ano. A primeira pedra foi ontem lançada, numa cerimónia onde estiveram a "primeira-dama", Maria Cavaco Silva, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, e os principais patrocinadores do projecto, a Tempus Internacional.

Trata-se de uma iniciativa do Movimento ao Serviço da Vida (MSV), uma organização que há cerca de sete anos se apercebeu do problema das crianças que tinham de ser retiradas às famílias e não tinham para onde ir. Pedro Sottomayor, dirigente do MSV, explicou que este espaço se destina a acolher crianças entre os três e os 12 anos, que deverão permanecer na instituição por um período máximo de seis meses. O objectivo é que possam depois regressar às famílias ou ser encaminhadas para adopção, disse, explicando que para o efeito serão celebrados protocolos com a Segurança Social.

O lançamento da primeira pedra chegou a estar agendado para o passado mês de Setembro, mas teve de ser adiado devido às negociações que então decorriam entre a Câmara e o Governo para a instalação do Instituto Português de Oncologia (IPO) naquele local, o que poderia vir a inviabilizar este projecto. Ontem, António Costa agradeceu a "compreensão" do MSV e congratulou-se por "ter sido possível conjugar tudo no mesmo espaço maravilhoso que é o Parque da Bela Vista", felicitando-os pela recuperação de um património que está muito degradado. Pedro Sottomayor vê com bons olhos a proximidade do IPO, sobretudo pela questão da segurança.

A apoiar este projecto está a Tempus Internacional, representante em Portugal da marca "Swatch", que em Junho lançou um relógio para ajudar a financiar a obra, orçada em cerca de 600 mil euros. Salomão Kolinski, administrador da Tempus Internacional, disse que, até à data, já foram vendidos cerca de 18 mil relógios, mas estima que durante o período de Natal as vendas aumentem fortemente.

Outro dos apoios veio do ateliê de arquitectura Saraiva & Associados, que ofereceu os projectos de arquitectura e engenharia, no valor de cerca de 30 mil euros. Também a Fundação Luís Figo ofereceu 100 mil euros e, na segunda-feira, terá lugar no Museu da Electricidade um leilão de arte contemporânea para apoiar este projecto.

O quarto projecto

A construção do centro de acolhimento temporário para crianças em risco no Parque da Bela Vista Sul é o quarto projecto de cariz social em que a Tempus Internacional se envolve, sempre através da comercialização de relógios especificamente criados para o efeito. A caminhada começou em 2000, com o lançamento de um relógio destinado a financiar a recuperação de uma escola em Timor, inaugurada em 2002. Nesse ano, arrancou o projecto de reabilitação de um conjunto de edifícios degradados em Monsanto, destinados a criar novas instalações para a Ajuda de Berço, a funcionar desde Julho de 2004. Nesse ano, arrancou o projecto "A Casa do Gil", a recuperação de uma casa no Parque de Saúde de Lisboa, na Avenida do Brasil, que desde Julho de 2006 acolhe 15 crianças em processo pós-hospitalar. Para financiar o projecto do MSV, a "Swatch" lançou, em Junho, o "Mundo perfeito". O relógio custa 52 euros, sendo que seis vão directamente para este projecto. Até ao momento, foram vendidos cerca de 18 mil relógios.»

Nota: obrigado, RR!

No comments: