Wednesday, June 4, 2008

Que futuro para o Parque da Bela Vista? (*)

A propósito do ‘Rock-in-Rio’ (RinR) convém recordar que o Parque da Bela Vista (PBV) nasceu nos anos 90 e da vontade da CML em reconverter uma antiga quinta agrícola em parque urbano, pressupondo “uma qualificação ambiental e paisagística da zona e o reequilíbrio da estrutura verde de Lisboa”. Assim foi até 2004, apesar dos engulhos e vicissitudes: o campo de golfe e as rodovias que segmentam o Parque, o atraso na ampliação a Sul, etc. Aí, porque a forma de anfiteatro natural do PBV dava um bom recinto de espectáculos, Santana Lopes resolveu trazer a 1ª edição RinR. Decisão discutível, para mais tomada sem a indispensável consulta pública. Depois, o RinR 2006 e o ‘Creamfields’ 2007.

Ora, goste-se ou não de concertos, é inadmissível que eles se realizem no PBV e não num parque temático criado de raiz. Os espanhóis fizeram-no em Arganda del Rey. Porque nos mantemos no ‘pelotão de trás’? Isso e a manifesta tibieza da CML para com o cumprimento dos protocolos com o organizador do RinR (do festival ‘Creamfields’ ignora-se qualquer protocolo): onde está o sistema de vigilância do PBV? A nova vedação? Já retiraram o alcatrão da zona do palco central? E a Qtª do Pombeiro, quando será um espaço social? Taxas municipais? nem vê-las. Anuncia a CML que a contrapartida de 2008 será uma ponte; por acaso com publicidade ao organizador! Haverá outro RinR em 2010, segundo diz o actual Vereador dos Espaços Verdes, novamente sem o discutir publicamente. Em Setembro virá Madonna…

No Outono passado, a CML resolveu declarar, apressadamente (porque em compita com Oeiras) e mais uma vez sem debater com os cidadãos, que o novo Instituto Português de Oncologia irá para a zona sul do Parque, ‘roubando’ cerca de 8ha classificados como verdes no PDM. Mas que não nos preocupemos, pois serão criadas zonas verdes!

Que futuro para o Parque da Bela Vista?


(*) In Revista Focus

1 comment:

Anonymous said...

Efectivamente, existe um erro na peça jornalística:

O Parque da Bela Vista não "nasceu" na década de 90, mas sim na década de 80.

Só não me recordo se surgiu em princípios ou a meados da mesma década de 80.